ESTREIA DA SEMANA : ALÉM DA ESCURIDÃO – STAR TREK

Kirk encara seu algoz

Kirk encara seu algoz

J.J Abrams usa seu toque de midas mais uma vez, ao que tudo indica a última já que o diretor assumiu a franquia STAR WARS. O grande obstáculo de Abrams foi ter reiniciado uma das mais amadas obras do gênero que andava sem o merecido destaque e desgastada depois de sequências que naufragaram no gosto popular. O mérito de Abrams no filme de 2009 foi criar um linha narrativa que respeita a tradição da criação de Gene Roddenberry sem deixar pesar sobre o público geral toda uma cronologia. Ainda mais, não precisou se deixar levar pelo papo cabeça e privilegiou a ação pautada em um roteiro sólido e consistente, enfim, conseguiu agradar a gregos e troianos.
Essa sequência traz um vilão ainda melhor que Nero no filme anterior, o inglês Benjamim Cumberbatch (da série da BBC “Sherlock”) faz o terrorista John Harrison ,cuja verdadeira identidade pode surpreender, em uma atuação mais do que digna. Sua habilidade de manipular os eventos é o catalisador de toda a ação frenética que movimenta toda a tripulação da Enterprise e recria alguns fatos vistos antes com igual intensidade dramática. Chris Pine está mais à vontade no papel de Capitão Kirk e dele dependerá decisões que justificarão o título do filme. Zachary Quinto é outro cuja presença enriquece a trama e pode surpreender os que apenas esperam dele a postura lógica e fria. O humor em algumas cenas serve para respirarmos entre as batalhas e perseguições frenéticas que  põe todos os personagens em alerta constante. O Scott de Simon Pegg é um achado e o acréscimo da Dra Carol Marcus (Alice Eve) é bem costurado na trama plantando sementes a ser exploradas nos próximos filmes.

Kirk & Carol Marcus

Kirk & Carol Marcus

Na história, um terrorista é responsável por um rastro de destruição na Terra (bem em sintonia com nossos tempos) e se refugia no planeta dos Klingons, raça guerreira extremamente hostil. A caçada a John Harrison revela uma trama política que desnuda podres nos altos escalões da Frota Estelar e testará ao extremo a lealdade e o heroísmo da tripulação da Enterprise. Assisti ao filme mas não em 3D, o que certamente transformará a experiência em algo ainda mais impressionante.

Enterprise

Enterprise

Apesar de alguns clichês narrativos, o filme explora bem a luta entre o bem e o mal sem maniqueísmos. Mesmo a figura do vilão John Harrison possui justificativas e direcionamento dentro da trama. Nada é gratuito e ainda tem uma rápida aparição de Leonard Nimoy para adoçar os olhos de trekkies e nerds atenciosos. O que fica é um filme que mesmo que não se chamasse Star Trek, seria um filme de ação inteligente capaz de provar que enquanto houver criatividade na imaginação humana, ainda temos muito o que explorar na fronteira final.

por Adilson Cinema

Um comentário em “ESTREIA DA SEMANA : ALÉM DA ESCURIDÃO – STAR TREK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s