VARIAÇÕES DO MESMO TEMA

Cena de "O Ataque"

Cena de “O Ataque”

A recente estréia de “O Ataque” (White House Down) mostrando terroristas atacando a Casa Branca, centro do poder do governo norte-americano é uma divertida e fantasia história já mostrada no início desse ano quando chegou às telas “Invasão à Casa Branca”(Olympus Has Fallen), que trazia personagens diferentes vivendo a mesma situação. Se você pensa em plágio, imitação, ou mera coincidência, o fato é que em Hollywood, assim como em tudo, uma boa ideia pode gerar uma inevitável imitação. Não é primeira vez que estúdios diferentes realizam projetos semelhantes, lançados em um curto intervalo de tempo, muitas das vezes tornando difícil identificar qual o produto original e qual é a cópia. Simplesmente, se a ideia é boa, por quê não usa-la com algumas modificações ? Se o pensamento é esse, não deixa de indicar a falta de criatividade dos estúdios que preferem investir em uma certeza de retorno financeiro e para isso estão dispostos a escalar um elenco de primeira, mesmo que seja para disfarçar a falta de originalidade.

Eles salvaram o mundo

Eles salvaram o mundo

Em 1998 tivemos “Impacto Profundo” e “Armageddon”. Ambos mostrando a queda de um meteoro trazendo destruição para o nosso planeta. O segundo teve melhor desempenho nas bilheterias com uma “pegada” mais pop e roteiro mais fantasioso embalados pela trilha sonora que incluía a canção “I don’t want to miss a thing” do grupo “Aerosmith”. Ainda na década de 90 vulcões entraram em erupção na fictícia Dante’s Peak de “O Inferno de Dante” (1997) com Pierce Brosnan e Linda Hamilton e abaixo da cidade de Los Angeles, um improvável porém não impossível desastre geológico em “Volcano – A Fúria’ (1997) com Tommy Lee Jones e Anne Heche. A virada do século 20 para o 21 levou Hollywood para Marte em dois filmes “Missão Marte” de Brian DePalma, para a Touchtone (subsidiária da Disney), pretensioso em sua proposta de explicar a origem da espécie humana como uma moderna variação de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”. No mesmo ano, a Warner lança “Planeta Vermelho” com Val Kilmer com um tom mais de terror no espaço. Ambos os filmes naufragaram na bilheteria.

Wolverine encontra Batman

Wolverine encontra Batman

Em 2003 os mágicos foram o projeto de dois filmes : “O Grande Truque” de Christopher Nolan, mostrando um envolvente embate entre dois mágicos vividos por Hugh Jackman e Christian Bale, ou se preferirem, Wolverine e Batman. O tom de suspense é muito bem conduzido até um final surpreendente que justifica o título brasileiro. No mesmo ano, a atmosfera de romance e ação foi o tom de “O Ilusionista” com Edward Norton. Até mesmo animações já se enfrentaram pelo grande público quando em 1998 Jeffrey Katzenberg deixou a Disney levando consigo a ideia de uma historia sobre insetos humanizados e bem “fofos” para agradar pais e adultos e o resultado foi “Forminguinhaz” para a Dreamworks, realizado em paralelo a “Vida de Inseto” da Disney. Ano passado, o conto dos Irmão Grimm da princesa que morde a maçã e enfrenta a madrasta malvada que quer ser a mais bela, e a mais rica, gerou dois projetos: “Espelho Espelho Meu” e “Branca de Neve & O Caçador”. O primeiro cai mais para o lado do humor enquanto o segundo tem pretensões de ser um épico. No final das contas, nenhum dos dois é grande coisa. No caso do segundo filme, acaba-se torcendo para a bela Charlize Theron, a malvada, só para não ter que aguentar a cara de sonsa de Kristen Stewart, péssima escolha para o papel de heroína.
Não são só esses os únicos casos, e certamente o assunto não se esgota aqui para o show não pode parar e a máquina Hollywoodiana ainda há muito de provar a máxima que diz que nada se creia e tudo se copia.

por Adilson Cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s