IN MEMORIAN : JAMES GARNER

JIM ROCKFORD

JIM ROCKFORD

É com muita tristeza que registro no blog a passagem de James Garner ( 1928 – 2014) neste último sábado, dia 19 de Julho. Sempre me lembrarei de Garner como um tipo malandro de bom coração que ele interpretou por quase dez anos no seriado “Arquivo Confidencial” (The Rockford Files). A série mostrava Jim Rockford, um solteirão e ex-detento que cumprira pena por um crime que não cometeu. Libertado passa a dividir o trailler com o pai, o igualmente saudoso Noah Berry Jr, e a trabalhar como investigador particular de casos tidos como arquivados. A série foi exibida no Brasil pela Rede Globo e depois SBT com grande sucesso. Garner ganhou um Emmy em 1977 por seu papel de Jim Rockford que deixou de fazer em 1980 cansado pelo papel que fazia dispensando dublê na maioria das vezes.

MAVERICK

MAVERICK

Garner, ou seja James Scott Bumgarner, também fizera outra série de sucesso nos anos 50 : Maverick, sobre um jogador e pistoleiro boa praça no velho oeste, papel que misturava ação e humor e que ganhou em 1994 uma refilmagem com Mel Gibson, Jodi Foster e também o próprio Garner. O ator teve carreira prolífica na TV e no cinema, atuando nas duas mídias com versatilidade, embora tenha tido uma única indicação ao Oscar por “Romance de Murphy” em 1986. Chegou a ganhar outros prêmios como o Globo de Ouro na década de 90. Trabalho ao ao lado de grandes atrizes como Doris Day ( O Tempero do Amor), Julie Andrews (Não podes comprar o meu amor , Victor ou Victória), Lauren Bacall (O Fã – Obsessão Cega) entre outros. Esteve ao lado de Clint Eastwood e outros veteranos em “Cowboys do Espaço” e diviu a cena com Paul Newman e Susan Sarandon em “Fugindo do Passado”.

james garner velho

Afastado da vida pública desde que sofrera um derrame há alguns anos atrás, James Garner deixa um legado de ótimos filmes e saudades de quem como eu acompanhava a cada semana um detetive descolado ao som de uma gaita tocando o tema de “Rockford Files”. Descanse em Paz !!

 

por Adilson Cinema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s