PARA O MUNDO DO CINEMA ELA SEMPRE SERÁ LEMBRADA PELA SEDUTORA CENA NA FONTANA DI TREVI NO CLÁSSICO “LA DOLCE VITA ” (1960) DO MESTRE FEDERICO FELLINI. SEDUZIU MARCELLO MASTROIANNI, FELLINI & O PÚBLICO SE BANHANDO NAS ÁGUAS DA FONTE, TAL QUAL UMA DEUSA ENVIADA PELO OLIMPO. EM MINHA MEMÓRIA AFETIVA, LEMBRO-ME BEM DE ANITA COMO SONHO DE CONSUMO DE JERRY LEWIS EM “OU VAI OU RACHA”, (HOLLYWOOD OR BURST) , ÚLTIMO FILME DA DUPLA MARTIN & LEWIS NOS IDOS DE 1956. TAMBÉM TEVE RÁPIDA PARTICIPAÇÃO EM OUTRO FILME DA DUPLA ” ARTISTAS & MODELOS ” (ARTISTS ¨MODELS).
NASCEU KERSTIN ANITA MARIANNE EKBERG NA SUÉCIA EM 29 DE SETEMBRO DE 1931. FOI MISS SUÉCIA MAS DEIXOU SEU PAÍS NATAL MUITO CEDO, CONCORRENDO PARA MISS UNIVERSO. SE NÃO GANHOU, AO MENOS TEVE AS PORTAS DE HOLLYWOOD ABERTAS, GANHANDO UM CONTRATO COM A UNIVERSAL..
APESAR DESSE INÍCIO GLAMOUROSO, SUA CARREIRA FOI IMPULSIONADA NA ITÁLIA, ONDE TRABALHOU COM FELLINI, VITTORIO DE SICA E OUTROS QUE RECONHECERAM O CINEMA NORTE-AMERICANA NÃO ENXERGAVA: QUE SUA BELEZA E FORMAS INSINUANTES GUARDAVAM UMA ATRIZ TALENTOSA. ANITA DESPEDIU-SE DESSE MUNDO EM 11 DE JANEIRO AOS 83 ANOS, MAS DEIXOU SUA MARCA NO IMAGINÁRIO POPULAR, REGISTRADO EM PELÍCULA PARA UMA DOCE VIDA.