BOND 3 : 007 CONTRA GOLDFINGER

JAMES BOND : VOCÊ ESPERA QUE EU FALE ?

GOLDFINGER : NÃO, SR. BOND, EU ESPERO QUE VOCÊ MORRA !

laser scene

O MELHOR DOS FILMES : O agente 007 James Bond enfrenta o vilão Auric Goldfinger, que planeja explodir uma bomba nuclear nas reservas americanas de Fort Knox, de forma que o lugar seja contaminado e o preço do ouro suba, lhe dando  um enorme lucro. Sétimo livro da série escrita por Ian Fleming que tornou-se o terceiro e, para muitos incluindo este que escreve, o melhor filme da série. É a partir desse filme que nasce o fórmula Bond, que seria seguida nos filmes seguintes: Vilão megalomaníaco e capanga ameaçador, canção-tema na abertura cantada por um grande nome (no caso Shirley Bassey), engenhocas criadas pelo talentoso Q (Desmond Lewellyn) e sequências marcantes como a bela Jill Masterson (Shirley Eaton) coberta de ouro ou a luta de Bond com Oddjob e seu chapéus mortífero, sequências emblemáticas que os produtores passaram a tentar superar. A imensa galeria de bond girls ganhou o acréscimo da sedutora e misteriosa Pussy Galore (Honor Blackman), cujo nome é bastante sugestivo já que pussy é o nome em inglês do órgão sexual feminino.

honor b

                  A atriz Honor Blackman, então com 37 anos (a bondgirl mais velha da série) não conseguiu fazer uma carreira em Hollywood apesar do sucesso de “Goldfinger”. A atriz inglesa trabalhou na Tv como principal papel feminino na série britânica “Os Vingadores” (nenhuma relação com os heróis da Marvel).   A sequência inicial do filme com Bond saindo do mar, retirando sua roupa de mergulhador para revelar um  elegante smoking chegou a ser imitada por James Cameron e Arnold Schwarzenegger em “True Lies”. Outro adereço marcante foi o carro Astor Martin que Bond usou em cenas de fuga e perseguição. O filme foi o primeiro de 007 a ganhar um Oscar da Academia, no caso de efeitos especiais. O ator Orson Wells chegou a ser cogitado para o papel do vilão, o milionário Auric Goldfinger (Auric é ouro em latim), mas o papel acabou ficando com o ator alemão Gert Frobe, que não falava nenhuma palavra em inglês e precisou ser dublado, recurso que os produtores se valiam frequentemente. Harold Sakata, o capanga Oddjob, era ex-lutador de luta livre e chegou a fazer carreira no cinema depois de Goldfinger. Jack Lord, que foi o agente da Cia Felix Leiter em “Dr.No”, foi contatado a reprisar o papel, mas recusou e Cec Linder entrou em seu lugar. Fleming visitou o set de filmagem em  abril de 64. Mas tristemente morreu menos de um mês antes do filme estrear em 12 de agosto de 1964.

goldf

Entre as diferenças entre livro e filme não há o plano de contaminar o ouro do Fort Knox já que Goldfinger planeja roubá-lo. O vilão morre, no livro, estrangulado por Bond e Oddjob é atirado para fora do avião do vilão quando a cabine deste despressuriza depois de uma luta com Bond. Pussy Galore e suas meninas são acrobatas no livro e assumidamente lésbicas, o que no filme é apenas ligeiramente sugerido. A sequência do laser que ameaça cortar Bond pelo meio de suas partes íntimas. No livro é feita com uma serra elétrica. Poucas foram as diferenças se levarmos em consideração o que foi feito com os demais livros de Fleming. Eu assisti o filme pela primeira vez aos 19 anos, em uma reprise de TV e foi o penúltimo filme da era Connery que eu assisti, já que vi todos fora da ordem de produção a medida que a TV os exibia antigamente. Connery está ainda melhor que nos dois primeiros filmes, mais a vontade no papel e o ator chegou a se machucar nas costas durante as filmagens, o que o fez renegociar os termos de seu contrato para os filmes seguintes.

Goldfinger_Golden-girl

Bond voltará ao blog semana que vem com “007 Contra a Chatagem Atômica”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s