MEMORIAS DE UM CINÉFILO : A REVISTA SET CINEMA & VIDEO

REVISTA SET - 1987 1

PRIMEIRA EDIÇÃO DE JULHO DE 1987. A REVISTA DEIXOU SAUDADES.

Em Julho de 1987, eu estava completando 18 anos quando passei por uma banca de jornal e conheci a revista SET CINEMA & VIDEO. Na capa, o ator Mickey Rourke, apontado como símbolo daquela geração, com um ar contestador que invocava Marlon Brando emulado fosse no papel de rebelde em “O Selvagem da Motocicleta” (Rumble Fish) de Francis Ford Coppola ou como sedutor em “9 Semanas e Meia de Amor” (9 1/2 Weeks). Contudo, Rourke aparecia na revista não apenas por seu promissor currículo mas principalmente por estrelar “Coração Satânico” (Angel Heart) de Alan Parker, ao lado do monstro sagrado Robert DeNiro. Aquela primeira edição era, assim como Rourke, uma grande promessa para aquele final da década de 60. Em uma época em que a Internet não existia, SET trazia informações apuradas de Hollywood: Notícias do que rolava de projetos e filmes vindouros (a seção Takes), os lançamentos nas telas, um elogioso ensaio fotográfico da belíssima Natassja Kinski entre outras surpresas, com texto bem escrito e admirável resolução gráfica. Outro atrativo de SET foi o início de uma coleção de fichas técnicas que traziam de um lado a reprodução de posters de filmes com informações técnicas e curiosidades no verso.

O embrião da revista SET surgiu na verdade como uma seção interna de outra revista que vendia bastante naquela segunda metade da década de 80: BIZZ, voltada para os astros POP da música. Alex Antunes (Hoje blogueiro do Yahoo Brasil) e Marcel Plasse (hoje editor do site “Pipoca Moderna”) foram os editores originais da SET pela Editora Azul (subsidiária da Editora Abril) pela qual circulou mensalmente por 11 anos. Outro mérito da revista foi explorar o BOOM do home video. A primeira edição, por exemplo, trazia uma seleção de 100 videos imperdíveis que foram seguidos, nas edições subsequentes, por seleções de outros gêneros que chegavam às locadoras que se multiplicavam pelo país naquela época em que éramos governados pelo primeiro presidente civil em muitos anos. SET abraçava as novidades na mesma forma que reverenciava o passado com a seção MITOS, mostrando uma breve trajetória dos grandes nomes da Hollywood clássica com uma filmografia nas páginas finais, encerrando as edições com belas fotos de página inteira como Rita Hayworth (que falecera no ano de nascimento da revista) além de Marilyn Monroe, Marlon Brando entre outros.

set terror ficção 1       SET também publicou diversas edições extra como “GUIAS DE VIDEOS”, ‘SET POLICIAL & SUSPENSE” & ‘SET TERROR & FICÇÃO”, esta um colírio para os olhos de nerds e cinéfilos que buscavam informações sobre filmes e séries do gênero fantástico. Com a evolução dos efeitos especiais, SET TERROR & FICÇÃO trazia periodicamente (foram diversas edições) matérias de filmes como “A Mosca”, “Os Fantasmas se Divertem”, “A Hora do Pesadelo” “Jornada nas Estrelas A Nova Geração” , “A Hora do Espanto”, “Robocop” etc… De periodicidade irregular, “SET TERROR & FICÇÂO” conquistou muitos fans-leitores com uma proposta editorial correspondente às norte americanas Fangoria e Starlog.

Em 1998, a revista passou para a Editora Abril entre 1998 e 1999, passando para a Editora Peixes em seguida, onde foi publicada pelos 10 anos seguintes. Nessa altura, a revista já havia passado para o editor Roberto Sadovsky. A Revista já havia passado por uma reformulação visual por volta de 1991, época do lançamento de “A Familia Addams”, “True Lies” e “O Fugitivo”, mas preservou em sua páginas a seção “Hollywood Boulevard” escrita pela maravilhosa e saudosa jornalista Dulce Damasceno de Britto, que viveu a era de ouro de Hollywood, tendo entrevistado vários mitos do cinema.

revista-set-cinema-e-video-edico-87-ano-viii-n-9-30866-10679-MLB20032632636_012014-F    revista_titanicset

SET foi testemunha de várias mudanças na forma de se assistir filmes: O advento do VHS, a chegada do DVD, da Tv por assinatura, o Blu-Ray, o fim das locadoras com a popularização dos downloads. Quem lia a SET acompanhou todas essas  mudanças em paralelo ao avanço técnico dos filmes com a tecnologia digital. Contudo, o mercado editorial mudou muito ao longo dos anos e SET foi perdendo espaço frente à informação instantânea trazida pelos sites da internet. Os clássico foram reduzindo seu espaço em favor de uma linguagem mais “pop”, mais “teen” na escolha das matérias e entrevistas publicadas. Ainda assim, continuei a ler a revista, mesmo depois que em seu período terminal, a revista passou a ser publicada pela CBM (do Jornal do Brasil) editada por Mario Marques, e finalmente de volta para Roberto Sadovsky pela Editora AVEC. em uma fase de periodicidade irregular que teve seu canto do cisne em Novembro de 2010, quando a revista deixou de circular definitivamente. Lamentável fim para uma publicação de grande importância para o meio.

Anúncios

6 comentários em “MEMORIAS DE UM CINÉFILO : A REVISTA SET CINEMA & VIDEO

  1. Excelente recordação. A revista era maravilhosa… as matérias, as capas, o preview dos futuros lançamentos deixavam a gente realmente com vontade de ir ao cinema. A seção “10 coisas que amo e odeio” era uma chance a mais de termos um vislumbre mais pessoal dos atores. Saudades.

    • Legal Marcia. A SET tinha uma excelente diagramação e cobertura equilibrando o clássico e o contemporâneo. Adorava os artigos ensaísticos,as biografias e principalmente aquelas fichas de cine e video que acompanhavam cada edição. A revista deixou saudade. Continue aqui no blog que tem muita coisa legal para tratarmos.

  2. Nostalgia total, depois a revista virou um outdoor só.
    Repleta de informações inúteis ,muitas seções ficaram de fora , grandes críticos sumiram e finalmente terminaram as publicações.Ainda guardo 20 edições de recordação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s