ESTREIAS DA SEMANA: 15 DE DEZEMBRO DE 2016

ROGUE ONE – UMA HISTÓRIA STAR WARS

rogue-one

ROGUE ONE. EUA 2016. DIR: GARETH EDWARDS. COM FELICITY JONES, MADS MIKKELSEN, ALAN TUDYK, FORREST WHITAKER. FICÇÃO CIENTÍFICA.

QUANDO A DISNEY ADQUIRIU A FRANQUIA “STAR WARS” MOSTROU-SE NÃO SÓ CAPAZ DE DAR CONTINUIDADE À HISTÓRIA DE ONDE ELA PAROU EM “O RETORNO DE JEDI” COMO TAMBÉM DISPOSIÇÃO PARA APOSTAR EM DERIVADOS COMO ESSE “ROGUE ONE” E, EM BREVE, UM FILME MOSTRANDO A JUVENTUDE DE HAN SOLO. ESSE “ROGUE ONE” NA VERDADE É UMA AVENTURA EM UM HIATO EXISTENTE ENTRE O EPISÓDIO III – A VINGANÇA DOS SITH E O EPISÓDIO IV – UMA NOVA ESPERANÇA. O PLOT MOSTRA COMO A ALIANÇA REBELDE VEM A ROUBAR OS PLANOS DA ESTRELA DA MORTE QUE LEVARÁ OS REBELDES AO TRIUNFO MOSTRADO AO FINAL DO QUARTO EPISODIO. CLARO QUE LORD VADER TEM APARIÇÃO, PORÉM RÁPIDA DEMAIS PARA SATISFAZER SEUS FANS, MAS O FILME TRAZ PERSONAGENS NOVOS PARA MOVIMENTAR A AÇÃO. FELICITY JONES (A TEORIA DE TUDO) E A FILHA DO CIENTISTA CRIADOR DA ESTRELA DA MORTE (MIKKELSEN) E UM REBELDE RADICAL (WHITAKER) ENTRE OS NOVOS PERSONAGENS. ESTES CONDUZEM A TRAMA COM O PROPÓSITO DE LHE CONFERIR IDENTIDADE PRÓPRIA, LOGO NO FILME NÃO HÁ JEDIS NEM A CLÁSSICA TRILHA DE JOHN WILLIAMS NA ABERTURA. O FILME SE SUSTENTA COMO UM PRODUTO DE AÇÃO, SEM SE LIVRAR DO ESTILO VIDEO GAME NAS CENAS DE BATALHA E, PORTANTO, BEM AO GOSTO DA GERAÇÃO X BOX, MAS DIVERTE TAMBÉM AOS FANS DA TRILOGIA QUE INJETOU NOVO GÁS NO GÊNERO FICÇÃO CIENTÍFICA, E ALIMENTA NERDS COMO EU QUE ACREDITAM QUE A FORÇA ESTÁ CONOSCO. CLARO, ESTÁ COM A DISNEY, QUE GANHA MAIS UM PRODUTO MILIONÁRIO PARA LUCRAR, MAS ISSO É OUTRA HISTÓRIA.

SULLY – O HERÓI DO RIO HUDSON

sully

(SULLY) EUA 2016. DIR: CLINT EASTWOOD. COM TOM HANKS, AARON ECKHART, LAURA LINNEY. BIOPIC.

BASEADO NO LIVRO DE MEMORIAS “HIGHEST DUTY: MY SEARCH FOR WHAT REALLY MATTERS” (2011) DE CHESLEY SULLENBERG (OU SIMPLESMENTE SULLY), ESCRITO JUNTO A JEFFREY ZUSLOW E NARRANDO O EPISODIO REAL EM QUE O PRIMEIRO, PILOTO AEREO CONSEGUIU POUSAR SUA NAVE NO RIO HUDSON, EM NOVA YORK, DEPOIS DE UMA PANE NO MOTOR E , DEPOIS DE UMA OUSADA MANOBRA, SALVOU TODOS À BORDO. O FILME IA ESTREAR HÁ DUAS SEMANAS, MAS FOI ADIADO EM RESPEITO ÀS VÍTIMAS E FAMILIARES DESTAS APÓS O DESASTRE QUE VITIMOU O TIME DE FUTEBOL CHAPECOENSE. GOSTO DE CLINT EASTWOOD E SUA VERSATILIDADE JÁ GEROU FILMES QUE CONSGUEM SER ORA OBRAS PRIMAS COMO “OS IMPERDOAVEIS” ORA DIVERSÕES GARANTIDAS COMO “COWBOYS DO ESPAÇO”. NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE O EX DIRTY HARRY ENVEREDA PELO TERRENO DAS CINEBIOGRAFIAS, MAS CERTAMENTE ESTE ESTÁ ENTRE SEUS FILMES BEM SUCEDIDOS JUNTO AO PÚBLICO E CRÍTICA, AO MENOS NOS ESTADOS UNIDOS. RECENTEMENTE, O ASTRO TOM HANKS DECLAROU QUE EASTWOOD TRATA OS ATORES NO ESTUDIO COMO SE FOSSEM CAVALOS, O QUE CAUSOU CERTO MAL-ESTAR MAS NADA DE DIMENSÃO CAPAZ DE APAGAR O TALENTO DE HANKS, MAIS ENVELHECIDO PARA O PAPEL, OU O TALENTO DE SEU DIRETOR.

NERUDA

neruda

ARG / CHI / ESP / FR 2016. DIR: PABLO LARRAIN. COM LUIS GNECCO, GAEL GARCIA BERNAL, ALEJANDRO GOIC, ALFREDO COSTA, BIOPIC.

EXIBIDO NO FESTIVAL DE CANNES DESSE ANO, ESSA CINEBIOGRAFIA FAZ UM RECORTE NO TEMPO DE VOLTA AOS ANOS 40 QUANDO O POETA CHILENO PABLO NERUDA SE JUNTA AO PARTIDO COMUNISTA E POR CONTA DISSO PASSA A SER PERSEGUIDO PELO INSPETOR PELENCHONNEAU (BERNAL) COMO SE FOSSE UM RELES CRIMINOSO. O FILME INTERESSARÁ A UM PÚBLICO MENOR, MAS FAZ VÁRIAS REFERÊNCIAS HISTORICAS AO MOMENTO POLÍTICO SOCIAL NÃO SÓ DO CHILE MAS DA AMERICA LATINA NO PERIODO RETRATADO.

2 comentários em “ESTREIAS DA SEMANA: 15 DE DEZEMBRO DE 2016

  1. Rogue One atingiu todas as minhas expectativas. Foi um ótimo filme e completou bem a história que leva ao episódio IV. Fiquei muito satisfeito mesmo e acho que é um dos grandes concorrentes ao Oscar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s